O que preciso saber para legalizar um imóvel comercial.
Para ter um negócio e não ter dor de cabeça com as ações de fiscalização de órgãos públicos ou recebimento de multas, é fundamental cuidar da legalização não só...
A arquitetura corporativa não é simplesmente uma decoração bacana para a sua empresa. É um modo de projetar, construir e organizar o espaço que vai além da estética pois contribui para melhoria da produtividade e até mesmo a imagem da empresa.
Um projeto de arquitetura corporativa ajuda a deixar o espaço de trabalho mais confortável e capaz de atender as necessidades dos colaboradores e também dos clientes.
Hoje, uma das tendências neste setor são os espaços integrados, que permitem aos colaboradores mais interação e convivência no dia a dia. Porém, para que isso de fato funcione, é preciso trabalhar com alguns pontos que ajudam a manter essa integração sem desrespeitar as especificidades de cada departamento.
A chave para integrar ambientes em uma empresa é elaborar um projeto de arquitetura corporativa que respeite as necessidades e as particularidades de cada departamento.
Em quase todas as empresas há, naturalmente, funções que precisam de ambientes mais silenciosos e outras que geram mais barulhos, mais conversas ao telefone ou entre os colegas. Há departamentos que precisam receber clientes, outros que precisam fazer mais reuniões.
Então, um bom projeto deve ser pensado de forma a deixar todos os grupos confortáveis e à vontade para desenvolver seu trabalho da melhor forma possível.
Para isso, os arquitetos precisam analisar as dinâmicas e os detalhes de cada setor. A partir dessa análise, é hora de traçar a melhor estratégia de integração, que permita a convivência sem atrapalhar a produtividade. Essa é a regra de ouro para que um projeto integrado funcione.
Todos os ambientes devem ser planejados para atender as necessidades e facilitar o dia a dia da empresa. Detalhes como a largura e comprimento de corredores e a proximidade dos departamentos que trabalham mais tempo juntos podem ajudar a otimizar o tempo dos colaboradores e das tarefas a serem executadas.
O projeto de arquitetura corporativa deve, portanto planejar e propor espaços personalizados e que leva em consideração todas as especificidades do negócio e seus diversos departamentos. visando a melhoria da eficiência e produtividade da empresa.
Os espaços planejados pelos arquitetos são ocupados por seres humanos, que precisam estar em ambientes agradáveis para atingir seu máximo potencial.
Por isso é importante que a arquitetura corporativa olhe para os detalhes, incluindo o conforto e a beleza do lugar. Ao mesmo tempo em que tem o básico necessário para executar uma função, o funcionário também precisa se sentir confortável.
Afinal, ninguém gosta de passar horas do seu dia em lugares feios, desorganizados, com móveis desconfortáveis e estrutura precária. Portanto, o projeto corporativo deve atender às necessidades do espaço que refletem na qualidade do trabalho, levando em conta inclusive o tempo que determinados funcionários se mantém dentro da empresa.
Além de manter os funcionários confortáveis, a arquitetura corporativa pode colaborar para incentivar a produtividade e o bem-estar. Isso tem a ver com os estímulos que são colocados no ambiente e também a forma como eles são planejados.
Ao contrário do que se pensa, isso vai muito além de espalhar pela sua empresa mesas de jogos e pufes fofinhos e coloridos. É importante pensar em toda a ergonomia do lugar, em como são dispostos os espaços de transição entre os ambientes, o quão agradável é o local como um todo, as cores das paredes, o tipo de iluminação de cada ambiente, a altura de mesas e cadeiras, a temperatura etc.
Usar plantas também é uma maneira de proporcionar mais bem-estar aos funcionários. Afinal, já é comprovado que estar próximo da natureza tem efeitos benéficos, inclusive antiestresse.
A arquitetura corporativa tem uma capacidade muito grande de influenciar na forma como o dia a dia de uma empresa é estruturado e, por isso, é um item fundamental nas empresas, sejam elas grandes ou pequenas.
Para ter um negócio e não ter dor de cabeça com as ações de fiscalização de órgãos públicos ou recebimento de multas, é fundamental cuidar da legalização não só...
A arquitetura é uma área que se relaciona com muitas outras. E quanto maior essa relação, mais interessante e eficiente são os projetos. E mais economia você pode fazer...
Desde que saiu o decreto em dezembro de 2004, a NBR 9050 que trata sobre Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos e estabelece critérios e parâmetros técnicos...