Parklet
Para você e sua cidade
Muitos espaços urbanos atualmente, apesar de se caracterizarem por vias e quadras cujos imóveis possuem usos predominantemente comerciais, não possuem qualquer equipamento voltado ao bem estar dos pedestres, pessoas que consomem os produtos desses estabelecimentos comerciais e usufruem da cidade a pé.
Parklet
As cidades brasileiras foram historicamente planejadas e construídas dando muita ênfase e prioridade ao uso dos automóveis. Essa lógica de cidade prioriza o uso dos espaços públicos pelos carros, como podemos perceber quando andamos pelas ruas, tendo em vista a quantidade de vagas e estacionamento para carros e motos, sejam elas regulamentadas e pagas ou não.
Uma mini praça, uma extensão temporária da calçada, um espaço público que utilizando apenas uma ou duas vagas de veículos, convida o pedestre a desfrutar de um espaço de convivência e lazer.
Parklets são equipamentos que podem ser dotados de bancos, mesas, floreiras, lixeiras dentro outros elementos para conforto de seus usuários. Incentivam a utilização de transportes não motorizados e permitem integrar os percursos do dia a dia com momentos de encontros e pausas, valorizando o cotidiano dos bairros e o entorno dos comércios locais já que se caracterizam como miniparques temporários instalados em estacionamentos das vias públicas.
Casos de sucesso
Parklet Banca Monolito
Contratado pelo proprietário da banca de jornal Monolito, a proposta desse parklet é um convite à leitura e ao descanso, principalmente em função do público que regularmente visita a banca: crianças e idosos. Este parklet foi pensado a partir da criação de espaços de leitura, sendo uns compostos por bancos e mesas, e outros apenas com bancos, além de uma bancada para pessoas ficarem em pé, proporcionando o uso por inúmeras pessoas de fora simultânea.
Parklet Da Lapa
Pensado para ser mais um espaço de uso público no coração do Gonzaga, o parklet viabilizado pelo restaurante Da Lapa foi pensado para atrair principalmente os fãs de música brasileira, tendo em vista o intuito do proprietário em oferecer música ao vivo não só para seus clientes, mas para todos pedestres que passeiam pelo bairro. Foi todo projetado e executado em madeira plástica produzida a partir da reciclagem principalmente de garrafas pet, além de outros plásticos reutilizáveis.
Parklet Livraria Realejo
Parklet projetado e executado em madeiras do tipo eucalipto, utilizado para a estrutura do equipamento, e angeli-pedra, para os bancos, bancadas e demais elementos decorativos. Esse parklet em formato de arquibancada foi viabilizado pela Livraria Realejo e seus parceiros com o objetivo de criar um espaço agradável e seguro para pessoas desfrutarem de um ponto privilegiado do Gonzaga, e principalmente, para acompanhar as apresentações culturais oferecidas gratuitamente à população pela livraria.
Parklet O Temakeiro
Primeiro Parklet da Zona Noroeste de Santos, este grande equipamento executado em madeira e ferro, utilizou duas vagas anteriormente destinadas a veículos para dar cara nova à Avenida Álvaro Guimarães, principal eixo comercial do bairro e repleto de lojas que contam com suas vitrines voltadas para as calçadas. Esse tipo de uso é conhecido como comércios de “fachada ativa” pois visam atrair a atenção principalmente de pedestres.
Estamos aqui para te ajudar. Fale conosco!
Tire suas dúvidas, solicite um orçamento ou marque uma reunião online para nos conhecermos: