Não importa em que área a empresa atue, a harmonia visual é um ponto importante dentro do ambiente corporativo. Afinal, todas as pessoas gostam de trabalhar em um lugar agradável. 

E a arquitetura de interiores é uma ferramenta usada para promover essa harmonia nos ambientes corporativos. Ela consegue alinhar diversos aspectos que fazem do espaço de trabalho um lugar mais equilibrado visualmente e, consequentemente, mais saudável. 

Descanso visual

Um dos pontos para o qual a arquitetura corporativa olha é o descanso visual. A ideia é deixar o ambiente com um aspecto mais limpo, sem estímulos excessivos.

Não significa que as empresas não devem usar sinalizações, cores e elementos visuais. Porém, é importante que esses elementos sejam usados de forma correta, para que as pessoas que trabalham ou frequentam aquele ambiente não sintam uma fadiga ocular, que pode desencadear um estado de estresse ou ansiedade. 

Criar algumas áreas de escape, para onde as pessoas possam olhar e relaxar é um recurso interessante para promover esse descanso visual. Quadros, plantas e até uma janela com vista para a cidade ou para um jardim podem ajudar muito nisso.

Áreas de “respiro”

Um recurso muito utilizado para promover a harmonia visual e ajudar nessa questão do descanso visual são as chamadas áreas de respiro. São espaços em branco que ajudam no equilíbrio visual e, com isso, deixam os ambientes menos estressantes. 

Isso é super importante porque além de ajudar a deixar o ambiente mais leve e menos estressante, pode contribuir na clareza de comunicação da marca. 

A harmonia visual, aliás, é um ponto relevante nas questões de comunicação de marca porque pode ajudar a trazer as sensações e emoções que a marca quer passar tanto para funcionários quanto para visitantes. 

Iluminação

Um elemento com o qual os arquitetos podem trabalhar para criar harmonia visual e ajudar no descanso visual é a iluminação. 

Um projeto luminotécnico bem pensado, que faça o uso mais adequado da luz natural e artificial vai deixar os espaços mais confortáveis do ponto de vista visual. 

É sempre importante pensar que os estímulos de luz são muito fortes nas rotinas modernas de trabalho porque incluem a luz emitida pelos equipamentos eletrônicos. Então, é cada vez mais necessário que as empresas valorizem os projetos de iluminação para garantir saúde e bem-estar dos funcionários.

Equilíbrio estético

O equilíbrio estético tem a ver com a forma como todos os elementos convivem nos ambientes. Para que a harmonia visual aconteça é importante que também aconteça esse equilíbrio, com elementos que tenham formas, cores, linhas e texturas que combinem entre si e passem a sensação de fluidez.

Equipe mais produtiva

Todos esses pontos que levam à harmonia visual vão contribuir com a produtividade dos colaboradores. 

É sempre importante ter em mente que qualquer local desperta sensações e emoções nas pessoas que passam por ele. No caso de espaços corporativos, isso reflete no desempenho. Por isso, um ambiente harmônico tende a colaborar com uma equipe mais produtiva, focada e calma. Então, que tal colocar a harmonia visual como prioridade na sua empresa?



Você também vai gostar de:

Whatsapp
Precisa de ajuda? Atendimento por WhatsApp

Atendimento de segunda a sexta
das 9h às 18h.

Clique para iniciar o atendimento