As recepções e a salas de espera de uma empresa ou clínica são sempre importantes cartões de visitas. Afinal, é o lugar em que acontece o primeiro contato dos clientes com esses espaços.

Por isso, falar desse assunto não é banal. É ali que começa a jornada do cliente e é preciso que ele tenha, mais do que uma boa primeira impressão, uma boa experiência.

Hoje em dia, com a pandemia do Coronavírus, um ponto crucial para qualquer empresa é adaptar o seu espaço para as medidas de segurança, como distanciamento social e higiene do local.

Porém, isso não precisa ser feito de forma a descaracterizar o espaço. Manter a ergonomia, o conforto e a beleza são questões ainda mais importantes.

A seguir, apresentamos 7 dicas práticas para a decoração em recepção e sala de espera que você pode aproveitar para o seu negócio.

1. Ergonomia

Hoje, as pessoas têm pouco tempo, ficam rapidamente entediadas e, com a pandemia, querem passar o menor tempo possível em espaços fechados. Então, é importante providenciar um espaço que facilite o atendimento e deixe a espera mais agradável.

Escolha móveis que alinhem a linguagem visual pretendida com o conforto necessário. Isso vale principalmente para cadeiras, bancos ou sofás onde as pessoas se sentam para aguardar o atendimento. Elas não devem ficar incomodadas ou com dores.

Outro ponto importante são os balcões de atendimento, que facilitam o trabalho dos funcionários e também dos clientes, que podem assinar documentos necessários sem precisar se abaixar. São detalhes que fazem a diferença.

2. Entretenimento

As tradicionais revistas disponíveis nas salas de espera continuam sendo importantes. Mas procure deixá-las organizadas e mantê-las atualizadas. Ninguém quer folhear uma revista de 10 anos atrás.

Como hoje o mundo digital é mais forte do que o impresso, vale a pena ter uma televisão na sala de espera, para que as pessoas possam se distrair e, se possível, oferecer uma rede wi-fi para os seus clientes. Eles certamente vão gostar de poder navegar pela internet enquanto esperam.

Vale a pena também manter água, café e algum petisco simples, um cuidado que vale muito para agradar os clientes durante a espera.

3. Considere a dimensão correta antes de escolher os móveis

A sala de espera ou recepção são ambientes de alta circulação. Por isso é importante dimensionar bem os móveis que serão utilizados, garantindo espaços de circulação conformtáveis. Ninguém quer esperar em um lugar apertado e com obstáculos.

Móveis planejados podem ser uma boa alternativa porque permitem otimizar espaço e mantê-lo mais organizado e bonito.

4. Iluminação e aconchego

A iluminação é bem importante em uma sala de espera ou recepção porque confere toda uma atmosfera ao ambiente.

Dependendo do tipo de luz utilizada, o cliente pode ficar mais cansado e menos atento, ou mesmo mais relaxado.

Para uma recepção ou sala de espera, é importante pensar em uma iluminação que traga aconchego e conforto. Nesse sentido, as luzes mais indiretas e amarelas funcionam bem.

Mas atenção: lembre-se que na sala de espera existem funcionários trabalhando e eles precisam de uma iluminação específica que favoreça o desenvolvimento do serviço.

Por isso é importante planejar e equilibrar o projeto luminotécnico para atender aos diversos usos do ambiente.

5. Cores adequadas

É importante que as cores escolhidas para o ambiente conversem com a identidade da empresa e contribuam para o bem-estar dos clientes.

Em geral, a indicação é usar cores mais claras e suaves, que são menos cansativas, e deixar as cores mais quentes e fortes para detalhes, como quadros, almofadas, objetos de decoração etc.

6. Materiais e acabamento de qualidade

O tipo de material usado na sala de espera faz muita diferença. Na hora de escolher pisos, móveis e acabamentos, como forro, luminárias, tecido do sofá e molduras de quadros, fique atento à qualidade dos materiais.

Um material de boa qualidade, além de ser mais durável, confere mais elegância ao ambiente. Isso beneficia muito a imagem da empresa, ainda mais se os clientes passam algum tempo naquele espaço e acabam observando os detalhes.

7. Espaço e segurança

Na hora de decorar a sala de espera ou recepção, é importante pensar na segurança de todas as pessoas que circulam pelo espaço. Afinal, você não quer ninguém se machucando na sua recepção.

Se você recebe crianças, por exemplo, nunca deixe objetos pequenos e quebráveis por perto. Pelo contrário, ofereça objetos para que elas possam manusear e se entreter sem perigo.

Fique atento também a móveis com cantos pontiagudos e com o espaço de circulação entre eles, para que as pessoas não corram o risco de se machucar enquanto transitam pelo local.

A ideia de uma sala de espera é acolher quem escolheu estar próximo daquela marca ou empresa. Por isso ela precisa ser bem pensada, bem desenhada, segura e aconchegante.



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