Ao contrário do que se pensa, a ergonomia não se resume em simplesmente ter uma cadeira confortável para trabalhar e uma mesa ajustada para a sua altura. Na verdade, a ergonomia é uma ciência que lida com todas as relações que o ser humano estabelece com o seu ambiente de trabalho.

A origem do nome é a junção das palavras ergon (trabalho) e nomos (normas, regras, leis). Na prática, a ergonomia vai muito além disso. Tem a ver com as condições laborais em um espectro muito mais amplo do que a estação de trabalho.

A relação entre ergonomia e produtividade

Quando falamos em ergonomia na arquitetura de interiores, estamos falando em um ambiente de trabalho pensado para ser confortável, organizado e consequentemente mais produtivo.

É algo que vai além da beleza e de ter uma cadeira e uma mesa ajustadas a altura de cada um. Ergonomia no ambiente tem a ver com organização, circulação, iluminação, enfim, com a criação de espaços que sejam adequados para a rotina de trabalho se desenvolver de forma leve, segura, confortável e produtiva.

Por isso o trabalho de arquitetura corporativa anda lado a lado com os aspectos da ergonomia. Os arquitetos que trabalham nessa área olham para os escritórios e ambientes corporativos de forma a transformá-los em locais que favoreçam as pessoas, ajudando-as a ficar mais confortáveis e, assim, terem mais segurança e produtividade.

Veja a seguir alguns itens para os quais a arquitetura corporativa olha quando o assunto é ergonomia na decoração.

Móveis

Como já dissemos, cadeiras confortáveis e com altura correta para cada pessoa são fundamentais, assim como ter os computadores e equipamentos de trabalho também ajustados.

Porém, também é importante pensar na qualidade dos móveis, para que sejam duráveis e tornem os ambientes mais seguros, como, por exemplo, se possuírem cantos arredondados.

Em alguns tipos de ambiente também é melhor não usar muitos móveis de vidro, que podem quebrar e gerar acidentes.

É importante pensar que os móveis devem ser funcionais, ou seja, ajudar o dia a dia das pessoas que trabalham naquele ambiente, facilitando a vida delas. Prateleiras, móveis organizadores e itens com rodinhas podem ser importantes a depender do tipo de atividade da empresa.

Cores

A decisão sobre usar cores claras ou escuras, tons mais fortes ou mais suaves, impacta diretamente na produtividade. Isso porque as cores influenciam na visão das pessoas e podem, por exemplo, cansá-las ou deixá-las mais estimuladas.

Em geral, é indicado usar cores mais claras em ambientes de trabalho porque são locais onde as pessoas passam muito tempo e isso ajuda a acalmá-las.

Porém, a empresa pode ter um sala ou espaço onde são realizadas atividades mais enérgicas, que pode ter uma cor mais forte.

O importante é pensar em como cada ambiente será utilizado e naquilo que vai proporcionar mais conforto aos funcionários.

Circulação

O planejamento de um ambiente de trabalho precisa levar em conta a circulação de pessoas. Ela pode ser facilitada a partir da disposição de móveis, com o uso de portas de correr, com a escolha de um mobiliário que seja adequado ao tamanho de cada espaço.

É bastante inconveniente para um funcionário ter dificuldade em se locomover no escritório todas as vezes em que precisa sair da sua estação de trabalho.

Iluminação

A iluminação tem um papel fundamental na ergonomia dos ambientes porque impacta diretamente na execução dos trabalhos.

Luz natural é algo muito importante para que haja sensação de espaço aberto. Tem a ver, inclusive, com a saúde das pessoas.

No caso das lâmpadas, é preciso escolher a mais adequada para cada ambiente e função. A luz branca não cansa tanto a vista, deixa o ambiente mais uniforme e estimula a produtividade.

Já em espaços de descompressão, que hoje são comuns em empresas, vale apostar em uma iluminação mais confortável para estimular o relaxamento.

Organização e limpeza

Ninguém gosta de trabalhar em um lugar bagunçado e sujo. Assim, oferecer espaços de organização, estimular essa organização e, principalmente, facilitar para que os funcionários mantenham os objetos de trabalho organizados, contribui não só com a produtividade, mas também com a imagem do local.

Como se vê, é importante planejar o espaço de trabalho em cada detalhe. No fim do dia, isso fará muita diferença na rotina de cada funcionário, que tenderá a se sentir mais estimulado e produtivo nestes ambientes bem pensados e ergonômicos.



Você também vai gostar de:

Whatsapp
Precisa de ajuda? Atendimento por WhatsApp

Atendimento de segunda a sexta
das 9h às 18h.

Clique para iniciar o atendimento