Soluções em arquitetura sustentável são todas aquelas medidas que podem ser tomadas para consumir menos recursos naturais e reduzir o impacto que o estilo de vida atual causa no mundo.

E quando o assunto é a sua casa, estes impactos são grandes. Porém, ao contrário do que se pensa, as soluções não são necessariamente de alto custo. Existem algumas medidas mais simples, baratas e até fáceis de serem implementadas que podem ajudar a deixar a casa mais sustentável.

O interessante é que além de colaborar positivamente com o planeta, as soluções sustentáveis também trazem benefícios para as pessoas, principalmente quando ajudam a economizar água e energia.

Veja a seguir algumas ideias de soluções que podem ser implementadas na sua casa.

Trocar lâmpadas

Reduzir o consumo de energia elétrica é uma das coisas mais importantes em um projeto que prima pelas soluções sustentáveis. E também uma das medidas mais simples de serem tomadas.

A simples troca de lâmpadas fluorescentes para as lâmpadas LED já reduz bastante esse consumo. Pra quem quer ir além, é recomendável instalar sensores de presença em áreas de uso eventual, como corredores, halls e banheiros. Isso vai reduzir o desperdício por evitar que os moradores da casa corram o risco de esquecer a luz acesa.

Ventilação natural

Proporcionar mais ventilação natural aos ambientes é uma forma de reduzir o uso de ar-condicionado, um aparelho que consome bastante energia elétrica. Mas para funcionar, é importante criar espaços com ventilação cruzada, quando portas, janelas e outras aberturas de edificação ficam em posições opostas ou adjacentes. Isso ajuda a deixar os ambientes mais frescos.

Ter janelas amplas também ajuda na ventilação natural e para que o ambiente possa ser utilizado mais tempo com iluminação natural.

Cuidados com chuveiros e descargas

Economizar água é bom não somente para o bolso, mas também para o meio ambiente, afinal, esse é um recurso valioso e cada vez mais escasso.

Para se ter um uso mais responsável de água em ambientes domésticos, algumas coisas simples podem ser feitas.

  • Instalar arejadores nas torneiras – o arejador é uma peça que se acopla às torneiras e, por misturar ar no jato, faz com que água ainda tenha volume, mas que saia uma quantidade menor.
  • Descargas de duplo acionamento – são aquelas descargas que permitem escolher a quantidade de água que será utilizada. Isso ajuda a não usar mais do que o necessário.
  • Chuveiro – vale a pena escolher modelos com baixo fluxo de água, que evitam o desperdício.

Tenha uma área verde

Além de serem espaços agradáveis, as áreas verdes podem prestar muitos serviços às pessoas como, por exemplo, servir de barreira acústica contra ruídos externos, contribuir para deixar a temperatura mais amena, e até fornecer alguns alimentos se for o caso de uma hortinha.

Hoje, é possível ter áreas verdes bonitas e eficientes em espaços reduzidos, como varandas. Para quem não tem esse espaço, os jardins verticais podem ser instalados dentro da casa ou apartamento.

Vale ainda espalhar vegetações diversas no interior dos ambientes empregando, por exemplo, a tendência conhecida como Urban Jungle, estilo de decoração que consiste em incluir plantas e elementos ligados à natureza utilizando vasos, prateleiras, caixotes de madeira, tijolos de concreto e diversos outros materiais

Escolha de eletrodomésticos de baixo consumo

Essa é uma dica importante: quando for comprar eletrodomésticos, sempre procure aqueles que possuem o selo Procel, um indicador de melhor eficiência energética. Isso significa que o aparelho consome menos energia, contribuindo para a sustentabilidade da sua casa.

As soluções sustentáveis podem sim ser acessíveis. O importante é adotá-las de forma consciente, entendendo como funcionam e qual benefício elas trazem para sua vida e para o meio ambiente.



Você também vai gostar de:

Como decorar seu Home Office

Arquitetura Residencial

O home office entrou de vez para o vocabulário das pessoas, junto com o “novo normal” imposto pela pandemia. Sabemos que trabalhar em casa tem seus desafios, e que...

Whatsapp
Precisa de ajuda? Atendimento por WhatsApp

Atendimento de segunda a sexta
das 9h às 18h.

Clique para iniciar o atendimento