Confira 7 soluções econômicas e eficientes na hora de reformar sua casa
A reforma da sua residência, seja uma casa ou apartamento, pode até ser um momento de incertezas e até de apreensão, mas também é um momento muito importante, pois...
Não é só o salário que conta na satisfação de um profissional. O bem-estar físico e emocional influenciam, e muito, na qualidade do trabalho, na produtividade e na satisfação.
Existe um ciclo a ser observado nas condições de trabalho que vai impactar na vida pessoal e, consequentemente, na vida profissional dos profissionais. Ou seja, uma pessoa que não esteja bem, não vai produzir a contento.
Por isso, as empresas devem se preocupar com o bem-estar dos seus funcionários e isso passa pelo ambiente de trabalho, pela arquitetura, pelas formas, pela decoração e pela estrutura dos escritórios.
O bem-estar na arquitetura vai levar em conta uma série de fatores que influenciam no bem-estar humano e nas emoções das pessoas.
Um projeto que foca no bem-estar precisa começar pelo diagnóstico do ambiente. É preciso entender quem são as pessoas que usam aquele espaço, quais são suas necessidades, e como elas podem ser atendidas de forma a garantir o uso saudável do espaço.
A partir disso, o arquiteto analisa o que precisa ser feito, quais as possibilidades que aquele espaço oferece, como ele pode ser trabalhado dentro dos aspectos a serem observados para garantir o bem-estar na arquitetura, a produtividade, e saúde física e mental das pessoas.
É sempre importante ter em mente que um colaborador que esteja bem física e emocionalmente é um colaborador melhor. E o que a empresa puder fazer para garantir esse bem-estar, deve ser feito.
Um ponto bem importante quando falamos em bem-estar na arquitetura é a presença da natureza dentro do ambiente de trabalho. Cada vez mais as pessoas querem estar perto do verde e, além disso, pesquisas mostram o quanto a presença de elementos da natureza impacta na saúde humana, reduzindo o estresse e a ansiedade.
Já existe um campo de estudo chamado de biofilia, que se debruça justamente sobre a conexão entre pessoas e natureza. Dentro dos ambientes corporativos isso tem sido cada vez mais utilizado, não apenas com função decorativa, mas com a função de garantia do bem-estar e da saúde das pessoas.
E, hoje, existem diversas formas interessantes de levar a natureza para dentro dos escritórios. Os jardins verticais tem sido uma estratégia bem interessante, assim como a utilização de hortas de temperos e flores, de fontes de água, áreas de escape e vegetação nativa.
Tudo isso ajuda a deixar o ambiente de trabalho mais bonito e elegante, mas também bem mais saudável, o que é importante para reter talentos e melhorar a produtividade das pessoas.
A iluminação é um ponto-chave dentro dos ambientes corporativos. Ela tem uma influência direta na produtividade, na sensação de disposição ou fadiga dos funcionários.
Sabemos que é quase impossível ter um escritório que funcione apenas com iluminação natural. Algum tipo de iluminação artificial é necessária. Porém, um bom projeto de arquitetura pode encontrar o equilíbrio entre a luz natural e artificial, o conforto térmico e a luminosidade.
Isso tem a ver com o posicionamento de mesas e cadeiras em pontos que se beneficiem dessa luminosidade sem, por exemplo, receber a luz direta do sol, que pode incomodar durante o período de trabalho.
Outra forma de levar o bem-estar aos ambiente corporativos é utilizar elementos naturais nos espaços, como por exemplo madeira e pedra. São recursos que aproximam as pessoas da natureza e fazem parte de projetos de design biofílico.
O importante é sempre partir do fator humano para criar projetos inteligentes e funcionais, capazes de gerar esse bem-estar. Afinal, são as pessoas que fazem as empresas e, por isso, elas precisam estar bem!
A reforma da sua residência, seja uma casa ou apartamento, pode até ser um momento de incertezas e até de apreensão, mas também é um momento muito importante, pois...
Viver em apartamento não quer dizer viver longe do verde. Mesmo que o apartamento seja pequeno, é possível fazer uma horta na varanda ou em algum ponto ensolarado do...
O home office entrou de vez para o vocabulário das pessoas, junto com o “novo normal” imposto pela pandemia. Sabemos que trabalhar em casa tem seus desafios, e que...