Confira 7 soluções econômicas e eficientes na hora de reformar sua casa
A reforma da sua residência, seja uma casa ou apartamento, pode até ser um momento de incertezas e até de apreensão, mas também é um momento muito importante, pois...
Viver em apartamento não quer dizer viver longe do verde. Mesmo que o apartamento seja pequeno, é possível fazer uma horta na varanda ou em algum ponto ensolarado do imóvel.
Dessa forma, você vai garantir não apenas temperos e algumas hortaliças frescas para as refeições, mas também um maior contato e interação com a natureza.
Para quem tem crianças em casa, investir em uma horta na varanda é uma forma de garantir que os pequenos aprendam a lidar com algumas plantas e os ciclos da natureza, mantendo na rotina um contato mínimo com o verde.
Se você já está decidido a fazer uma horta, o primeiro passo é escolher um local que tenha sol. É importante que as plantas recebam pelo menos 4 horas de sol direto por dia.
Esse local não precisa ser apenas a varanda. Se for ao lado de alguma janela, por exemplo, é possível criar um cantinho especial com as plantas, ou mesmo usar a parede para uma horta vertical.
Depois de encontrar seu local ideal, é hora de definir o tipo de horta que você vai fazer na sua casa.
Em varandas um pouco maiores é possível optar por vasos mais espaçosos, que criam um clima todo especial de jardim.
Se a horta for dentro de casa, você pode escolher um canto e utilizar vasos menores ou jardineiras. Em espaços muito pequenos, dá até pra plantar alguns temperos em canecas, latas ou garrafas.
Existe ainda a opção de fazer uma horta vertical, que economiza espaço e ainda decora o ambiente. Ela pode ser feita diretamente na parede, com o uso de algum suporte para sustentar os vasos, ou então em escadas ou prateleiras, uma tendência cada vez mais em alta.
A escolha das plantas é super importante na hora de montar a sua horta. Os temperos estão no topo da lista porque são mais simples de cultivar e mais fáceis de serem utilizados no dia a dia. Mas também é possível plantar algumas hortaliças e até mesmo plantas frutíferas.
Temperos: manjericão, alecrim, salsinha, cebolinha, erva doce, hortelã, orégano, tomilho, pimentas.
Hortaliças: couve, espinafre, alface, rúcula, cenoura.
Frutíferas: morango, araçá, jabuticaba, amora.
Importante: não tenha medo de colher as hortaliças e temperos para consumir. Muitas vezes, ficamos tão encantados com a beleza dos vasos que temos dó de usar. Mas a colheita é importante para que as plantas se fortaleçam e cresçam novamente!
O grande benefício da horta em casa é oferecer alguns alimentos frescos. Os temperos são grandes aliados e garantem um frescor especial e saboroso aos pratos do dia a dia.
Além disso, a horta em casa aproxima toda a família da natureza e permite entender melhor os ciclos naturais.
Ter um espaço de terra em casa também é um aliado para diminuir a sua produção de lixo. O simples fato de não comprar mais temperos faz com que você reduza, por exemplo, o uso do plástico.
Você pode aproveitar também algumas cascas de alimentos para transformar em adubo nos próprios vasos. Além disso, as plantas ajudam na decoração da casa, deixando o ambiente mais bonito e mais gostoso de se estar.
Ter plantas em casa é uma delícia e transforma-se em um momento de lazer em família. Mas é preciso cuidar da horta na varanda. A seguir, veja algumas dicas.
É preciso escolher o vaso de acordo com o que se quer plantar. Algumas plantas são mais rasteiras e precisam de vasos tipo jardineira; outras têm raízes mais profundas e pedem mais espaço.
De qualquer forma, os vasos devem ter furos no fundo para escorrer a água.
A terra usada deve ser adubada e de boa qualidade para garantir a nutrição correta das plantas, uma boa drenagem e permitir a entrada de oxigênio.
O jeito mais fácil de começar a horta é usando mudas que podem crescer mais rapidamente. O importante é escolher mudas de boa qualidade e plantá-las com cuidado para não destruir o torrão e danificar as raízes.
No caso de sementes, a germinação pode demorar um pouco mais, mas é super interessante observar esse processo. Então, vale a pena apostar em plantar algumas por sementes para acompanhar de perto todo o crescimento. Mas lembre-se que sementes são como bebês e precisam de bastante cuidado.
É importante que você pesquise sobre a necessidade de água de cada planta, mas que também observe os seus vasos. Uma técnica bem útil é sempre colocar o dedo na terra para ver se está seca ou úmida. Se estiver seca precisa colocar água. Se estiver úmida, você pode até esperar mais um pouquinho.
Preste atenção em como é a circulação de vento no local em que você vai fazer a sua horta. O vento em excesso pode acabar fazendo mal para as plantas.
Para poder cuidar da horta com mais dedicação, vale a pena investir em algumas ferramentas, como uma tesoura de poda, uma pá e uma luva de proteção. São equipamentos bem simples mas que facilitam a sua vida na hora de cuidar das plantas.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre hortas em varandas, que tal colocar a mão na massa e começar a sua?
A reforma da sua residência, seja uma casa ou apartamento, pode até ser um momento de incertezas e até de apreensão, mas também é um momento muito importante, pois...
A Construção Civil sempre desempenhou importante papel na economia do país, gerando trabalho, renda e desenvolvimento. Por outro lado, todas as obras geram resíduos sólidos, conhecidos como resíduos de...
Ao falar em decoração de interiores, é comum pensar logo em sofás, cadeiras, poltronas e almofadas. Todos estes são itens importantes em uma casa. Porém, existe um ponto que...