A reforma da sua residência, seja uma casa ou apartamento, pode até ser um momento de incertezas e até de apreensão, mas também é um momento muito importante, pois permite deixar o espaço em que se vive mais prático, bonito, e aconchegante.

E cada vez mais sabe-se que o lar, a casa em que se vive, precisa ser um espaço que traga paz, harmonia e felicidade, e que proporcione bem-estar para seus ocupantes.

Mas sempre que surge a necessidade – ou a vontade – de uma reforma, surge também um pouco de tensão por causa da sujeira, da bagunça e dos gastos.

Pois saiba que a reforma não precisa ser necessariamente um momento de altas dores de cabeça para a família. Com planejamento e organização, é possível passar por este período de uma forma mais leve, gastando menos, e ainda ter um resultado que atenda a todas as expectativas.

A seguir, confira 7 soluções econômicas que podem contribuir na hora de reformar a sua casa!

1. Faça um planejamento

Se você não quer ter muita dor de cabeça, o planejamento é fundamental. Ele vai te ajudar a não se perder nas etapas da obra e também a economizar. É importante que esse planejamento seja feito antes do inicio da obra, para que todas as etapas fiquem bem definidas.

Algumas dicas que podem te guiar nesse momento são:

  • Defina quais espaços serão reformados e quais funções eles terão. Hoje em dia, por exemplo, é comum que um quarto também funcione como escritório.
  • Estabeleça prazos para a reforma. E, claro, seja sempre realista.
  • Analise se será necessário que você saia da sua casa temporariamente em alguma etapa da obra, ou talvez durante a obra toda.
  • Olhe tudo que você tem em casa e veja o que precisa ser retirado e levado para outro lugar a fim de evitar estragos. A princípio pode parecer bobagem, mas isso pode evitar gastos de dinheiro e tempo no pós-obra.

2. Defina o orçamento

Depois que você já se planejou, fica até mais fácil fazer o orçamento. Essa é uma etapa que sempre deve começar do quanto você tem disponível para gastar. A partir daí, você conseguirá identificar suas prioridades e ver o que pode ser feito e onde é possível gastar um pouco mais ou um pouco menos. Levante gastos com material, frete, mão-de-obra e até documentações, caso seja necessário.

Uma dica muito importante é, sempre que possível, programar uma  reserva de dinheiro pois as  vezes surgem gastos inesperados.

E não se esqueça de fazer uma planilha com esse orçamento e, durante a obra, sempre acompanhar os gastos. Isso é importante para que você esteja ciente do que está acontecendo e também possa fazer pequenos ajustes ao longo do processo.

3. Faça o controle da obra

Converse com todos os profissionais envolvidos na obra e faça um cronograma de prazos. Isso é importante para guiar o trabalho de todos. Esse cronograma também ajuda na gestão de custos, já que mudanças de planejamento podem impactar no orçamento.

Nunca deixe de ficar de olho em todas as etapas da obra. É importante estar perto e supervisionar para evitar que alguns serviços precisem ser refeitos, o que vai gerar mais gasto de dinheiro e de tempo.

4. Tenha uma equipe de bons profissionais

Ter uma equipe com profissionais experientes, como um bom arquiteto, é uma forma de ter uma reforma mais organizada, bem feita e segura.

Muitas pessoas acham que isso é um gasto extra e desnecessário, mas a verdade é o arquiteto o responsável por planejar e organizar a execução da obra. Desta forma, além de um projeto bem feito, é possível economizar tempo e dinheiro.

5. Escolha materiais bons e práticos

Hoje em dia, com a tecnologia aplicada à construção civil, existem muitos materiais práticos e de alta qualidade disponíveis no mercado. Eles são uma opção interessante porque, em geral, são mais fáceis de aplicar e ajudam a agilizar os serviços.

Busque conhecer esses materiais e se atenderem às suas necessidades. Eles são uma ótima opção para ter uma obra mais rápida e prática.

6. Reaproveite móveis e objetos

Quando for reformar, não saia jogando fora todos os móveis e objetos. Dar uma cara nova para sofás, cadeiras, estantes e armários é uma forma de manter memórias por perto, economizar e ainda ser sustentável.

7. Pense na sustentabilidade

Olhar para a sustentabilidade em uma reforma é algo cada vez mais importante. Por isso, vale a pena escolher sistemas construtivos mais limpos, materiais mais duráveis e que agridam menos o meio ambiente.

Mais do que uma tendência, isso é uma necessidade humana e também do Planeta.

Todos os detalhes mencionados são importantes para que você tenha um orçamento otimizado e eficiente e não gaste o dinheiro com compras impulsivas ou com o reparo de erros que não precisavam acontecer. Quando o assunto é reforma, planejamento é sempre o melhor aliado do seu orçamento.



Você também vai gostar de:

Horta na varanda. Será que é possível?

Arquitetura Residencial

Viver em apartamento não quer dizer viver longe do verde. Mesmo que o apartamento seja pequeno, é possível fazer uma horta na varanda ou em algum ponto ensolarado do...

Whatsapp
Precisa de ajuda? Atendimento por WhatsApp

Atendimento de segunda a sexta
das 9h às 18h.

Clique para iniciar o atendimento