Ao falar em decoração de interiores, é comum pensar logo em sofás, cadeiras, poltronas e almofadas. Todos estes são itens importantes em uma casa. Porém, existe um ponto que nunca pode faltar em um bom projeto de decoração: a iluminação.

Quando falamos em iluminação, não estamos falando apenas em lustres e luminárias que combinem com os espaços. A iluminação na decoração está relacionada a conforto, funcionalidade e qualidade de vida.

Uma luz mais quente, por exemplo, costuma trazer mais aconchego e relaxamento. Já uma luz fria e azulada costuma dar a sensação de presteza e prontidão.

Neste momento de pandemia, com as pessoas trabalhando cada vez mais em casa, ficou bem mais evidente a importância da iluminação, já que ela influencia muito na produtividade. Quem não tinha um escritório bem planejado e precisou adaptar algum espaço da casa para isso pode sentir na pele o quanto a iluminação faz diferença.

E como ficar mais tempo em casa – e trabalhar de casa – deve ser uma constante maior nas nossas vidas daqui em diante, vale a pena parar um pouco pra pensar na importância da iluminação na decoração.

Os tipos de iluminação

A iluminação pode cumprir muitas funções dentro de uma casa. Pode ser usada para destacar objetos decorativos ou quadros, para valorizar algum cantinho especial, para levar conforto ao ambiente, para separar espaços, para iluminar locais estratégicos e facilitar o dia a dia da casa.

Basicamente, existem 3 tipo de iluminação:

Difusa

Este é o tipo de iluminação mais comum nas casas brasileiras. É aquela iluminação composta por um ponto de luz no teto que ilumina todo o ambiente. É mais indicada para quartos e sala de estar.

Direta

A iluminação direta é aquela que tem foco direcionado. Por exemplo, a iluminação feita por abajures nos quartos, para destacar objetos de decoração ou aquela utilizada sobre bancadas de cozinha.

Indireta

A iluminação indireta acontece quando a luz reflete em alguma superfície e se espalha pelo espaço. Geralmente, esse tipo de iluminação leva aconchego para o ambiente, deixando-o mais intimista, e são mais comumente utilizadas nas sancas de forros de gesso, direcionadas para o teto.

Como iluminar corretamente cada ambiente

Sala de estar

Geralmente, a sala de estar é um ambiente que pede conforto e aconchego. Por isso, vale a pena investir em uma iluminação mais quente. O uso de luzes indiretas ou difusas pode ser combinado com o uso de uma iluminação direta para destacar alguns pontos ou mesmo criar um cantinho de leitura ou estudo.

Cozinha

A cozinha é um espaço que pede prontidão. Por isso é importante que em pontos específicos, como a pia e a bancada de trabalho, seja utilizada a iluminação direta com uma luz mais fria e branca.

Quarto

Ambiente focado no descanso, o quarto pede uma iluminação mais difusa e indireta, justamente para ativar o nosso sistema de relaxamento. Para quem gosta de ler antes de dormir, é indicado um abajur ao lado da cama, que proporciona conforto de leitura sem uma luz muito forte.

Banheiro

No banheiro, é interessante utilizar uma combinação de tipos de iluminação, concentrando o foco em áreas como espelho, chuveiro e vaso sanitário. Isso, aliado a uma luz difusa, ajuda a deixar o ambiente mais funcional para atividades como maquiar e barbear, que exigem foco.

Como se vê, a iluminação na decoração é muito importante. Por isso, faz muita diferença ter um projeto luminotécnico elaborado por profissionais qualificados. Esses profissionais vão fazer um planejamento de iluminação que atenda as suas necessidades, unindo diversas técnicas e tipos de iluminação para transformar os ambientes em locais que cumpram a sua função, seja de aconchego, seja de prontidão!



Você também vai gostar de:

Horta na varanda. Será que é possível?

Arquitetura Residencial

Viver em apartamento não quer dizer viver longe do verde. Mesmo que o apartamento seja pequeno, é possível fazer uma horta na varanda ou em algum ponto ensolarado do...

Whatsapp
Precisa de ajuda? Atendimento por WhatsApp

Atendimento de segunda a sexta
das 9h às 18h.

Clique para iniciar o atendimento