Arquitetura comercial: porque é fundamental ter um bom projeto
Por
Compartilhe
A arquitetura comercial não tem a ver apenas com projetar um ambiente bonito. Ela visa principalmente contribuir para a proporcionar ambientes confortáveis, atrativos e convidativos, com o intuito de atrair clientes a consumir ou desejar os serviços de uma empresa ou marca.
Por isso é importante que um projeto de arquitetura comercial seja bem pensado, elaborado por profissionais competentes, capazes de cumprir prazos e entregar exatamente aquilo que a empresa precisa para melhorar os resultados do seu negócio.
O que é Arquitetura Comercial?
A Arquitetura Comercial está relacionada aos mais variados tipos de negócios, como bares, lojas e restaurantes.
A ideia é que um projeto de arquitetura comercial esteja sempre alinhada com a estratégia de negócio de determinada empresa e possa contribuir para um aumento de vendas e de faturamento. É por isso que o projeto de arquitetura olha, também, para quem é o público daquela empresa, como ele se comporta, qual estilo é predominante. Isso vai funcionar como um norte para os arquitetos criarem um projeto que seja condizente com esse público-alvo.
Muitas vezes, o projeto arquitetônico deve andar lado a lado com o marketing, para que arquitetura e comunicação visual tenham uniformidade e identifiquem a empresa de forma integrada.
Benefícios da Arquitetura Comercial
Mais do que proporcionar conforto e ergonomia, a arquitetura comercial pode ajudar no crescimento de um negócio.
Ao olhar para o espaço físico e para o comportamento e gosto do consumidor, um bom projeto consegue alcançar profundidade muito interessante que ajuda a conduzir o cliente pelo espaço.
Pode ajudar, também, a fazer com que o consumidor entenda melhor e até colabore na divulgação de determinado produto ou serviço.
Vivemos a era online, das redes sociais, onde as pessoas gostam de compartilhar experiências. Se o ambiente onde elas estão for convidativo, elas certamente vão querer compartilhar.
Projeto para o bem-estar
Uma característica importante da arquitetura comercial é olhar tanto para o público interno, que são os colaboradores, quanto para o público externo, que são os clientes. Tem a ver, principalmente, com 3 pontos principais: fluxo de circulação, iluminação e acústica.
Fluxo de circulação: criar um ambiente que facilite o fluxo de pessoas é fundamental para que o local seja agradável. No caso de um espaço comercial, esse fluxo deve favorecer o acesso aos produtos ou serviços e também aos espaços de negociação, ou seja, precisa facilitar a experiência do cliente. Isso tem a ver, por exemplo, com disposição de mobiliário, dimensão de corredores e acessos e com a sinalização do local.
Iluminação: a iluminação pode cumprir duas funções. Uma é deixar o ambiente claro e facilitar a circulação das pessoas. Outra função é dar destaque a determinados produtos e serviços. Nessa hora, vale a pena pensar em iluminações mais direcionadas a alguns pontos, mais difusas em outros e até mais divertidas se for o caso da marca.
Acústica: o som ambiente também tem influência em vendas e até no tempo de permanência de uma pessoa no local. Por isso é interessante que um projeto de arquitetura comercial pense nessa acústica. Isso vai ajudar a disseminar o som ambiente de forma mais confortável e também mais interessante para a marca.
A arquitetura comercial nunca deve ser pensada como um acessório, para ser utilizado somente em alguns casos. Ela é importante para todos os negócios e pode fazer muita diferença nos resultados financeiros da empresa.
Sempre que um empreendimento é instalado em determinada localidade, ele causa algum tipo de impacto, seja positivo ou negativo. Quando negativo, o impacto pode afetar desde a qualidade de...
Quando um ambiente de trabalho é pensado e inserido em um projeto, embora leve a identidade da marca, dos serviços oferecidos ou a marca pessoal do seu fundador, ele...
Ao contrário do que se pensa, a ergonomia não se resume em simplesmente ter uma cadeira confortável para trabalhar e uma mesa ajustada para a sua altura. Na verdade,...