A arquitetura comercial não tem a ver apenas com projetar um ambiente bonito. Ela visa principalmente contribuir para a proporcionar ambientes confortáveis, atrativos e convidativos, com o intuito de atrair clientes a consumir ou desejar os serviços de uma empresa ou marca.

Por isso é importante que um projeto de arquitetura comercial seja bem pensado, elaborado por profissionais competentes, capazes de cumprir prazos e entregar exatamente aquilo que a empresa precisa para melhorar os resultados do seu negócio.

O que é Arquitetura Comercial?

A Arquitetura Comercial está relacionada aos mais variados tipos de negócios, como bares, lojas e restaurantes.

A ideia é que um projeto de arquitetura comercial esteja sempre alinhada com a estratégia de negócio de determinada empresa e possa contribuir para um aumento de vendas e de faturamento. É por isso que o projeto de arquitetura olha, também, para quem é o público daquela empresa, como ele se comporta, qual estilo é predominante. Isso vai funcionar como um norte para os arquitetos criarem um projeto que seja condizente com esse público-alvo.

Muitas vezes, o projeto arquitetônico deve andar lado a lado com o marketing, para que arquitetura e comunicação visual tenham uniformidade e identifiquem a empresa de forma integrada.

Benefícios da Arquitetura Comercial

Mais do que proporcionar conforto e ergonomia, a arquitetura comercial pode ajudar no crescimento de um negócio.

Ao olhar para o espaço físico e para o comportamento e gosto do consumidor, um bom projeto consegue alcançar profundidade muito interessante que ajuda a conduzir o cliente pelo espaço.

Pode ajudar, também, a fazer com que o consumidor entenda melhor e até colabore na divulgação de determinado produto ou serviço.

Vivemos a era online, das redes sociais, onde as pessoas gostam de compartilhar experiências. Se o ambiente onde elas estão for convidativo, elas certamente vão querer compartilhar.

Projeto para o bem-estar

Uma característica importante da arquitetura comercial é olhar tanto para o público interno, que são os colaboradores, quanto para o público externo, que são os clientes. Tem a ver, principalmente, com 3 pontos principais: fluxo de circulação, iluminação e acústica.

Fluxo de circulação: criar um ambiente que facilite o fluxo de pessoas é fundamental para que o local seja agradável. No caso de um espaço comercial, esse fluxo deve favorecer o acesso aos produtos ou serviços e também aos espaços de negociação, ou seja, precisa facilitar a experiência do cliente. Isso tem a ver, por exemplo, com disposição de mobiliário, dimensão de corredores e acessos e com a sinalização do local.

Iluminação: a iluminação pode cumprir duas funções. Uma é deixar o ambiente claro e facilitar a circulação das pessoas. Outra função é dar destaque a determinados produtos e serviços. Nessa hora, vale a pena pensar em iluminações mais direcionadas a alguns pontos, mais difusas em outros e até mais divertidas se for o caso da marca.

Acústica: o som ambiente também tem influência em vendas e até no tempo de permanência de uma pessoa no local. Por isso é interessante que um projeto de arquitetura comercial pense nessa acústica. Isso vai ajudar a disseminar o som ambiente de forma mais confortável e também mais interessante para a marca.

A arquitetura comercial nunca deve ser pensada como um acessório, para ser utilizado somente em alguns casos. Ela é importante para todos os negócios e pode fazer muita diferença nos resultados financeiros da empresa.



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