Ergonomia na arquitetura de interiores e o impacto na produtividade
Ao contrário do que se pensa, a ergonomia não se resume em simplesmente ter uma cadeira confortável para trabalhar e uma mesa ajustada para a sua altura. Na verdade,...
A arquitetura é uma área que se relaciona com muitas outras. E quanto maior essa relação, mais interessante e eficiente são os projetos. E mais economia você pode fazer na conta de energia elétrica, por exemplo.
A arquitetura bioclimática é aquela que se relaciona com o estudo do clima. É uma arquitetura que alia as condições climáticas do local onde a obra será feita com as necessidades de uso daquele espaço. Assim, leva em conta a incidência de vento, chuva e orientação do sol na hora de elaborar um projeto.
Com isso, é possível construir um ambiente com muito mais conforto térmico e muito mais saudável, além de favorecer a eficiência energética do imóvel.
O uso da arquitetura bioclimática traz benefícios para as pessoas e também para o meio-ambiente. É uma concepção muito atrelada à relação que existe entre homem e natureza.
No caso das pessoas que usam o imóvel, a arquitetura bioclimática vai promover conforto térmico, de forma que o local seja fresco nas estações mais quentes e mais quente e aconchegante nas estações mais frias. Por isso, o estudo de insolação e de incidência de ventos é tão importante.
Da mesma forma que esse estudo beneficia as pessoas com o conforto térmico, beneficia o meio-ambiente porque exige menos uso de ar-condicionado, aquecedores ou luz elétrica durante o dia. É um casamento bom para os dois lados.
A sustentabilidade é um tema cada vez mais importante a ser levado em consideração na hora de construir ou reformar. Embora arquitetura bioclimática e arquitetura sustentável estejam na mesma linha e cumpram o papel de ser ambientalmente responsáveis, existem algumas diferenças.
A arquitetura sustentável vai olhar muito mais para questões como reutilização da água da chuva, uso de materiais recicláveis, captação de energia solar entre outros. Já a arquitetura bioclimática tem um olhar para aproveitar as condições climáticas do lugar. Então, ela vai estudar o clima da região (lembrando que esse clima muda de lugar para lugar) para poder criar espaços que sejam mais frescos, arejados e ventilados sem a necessidade do consumo de energia vinda de equipamentos externos.
O sol é um elemento muito importante nos projetos de arquitetura bioclimática. Além de orientar a localização de ambientes para que recebam mais sol na hora certa, ele permite a implantação de sistemas de aquecimento de água que vão ajudar na economia de energia.
Para que o projeto de arquitetura bioclimática seja ainda mais eficiente, é possível escolher materiais e acabamentos que colaboram com a conservação da temperatura dos ambientes. O telhado verde e as telhas brancas são recursos bastante utilizados para amenizar o calor do verão e ajudar a manter a temperatura no inverno.
Um elemento bem importante nesses projetos é o vento. É um recurso natural que ajuda a refrescar ambientes e manejá-los arejados, frescos e limpos, algo fundamental para a saúde.
Os arquitetos precisam entender como os ventos se comportam no local e criar estratégias para usá-los. Normalmente, utiliza-se ventilação cruzada e janelas em posições estratégicas que ajudam nessa circulação.
Aproveitar a luz do dia é um recurso importante na arquitetura bioclimática, que ajuda a reduzir a conta de luz. E também ajuda no controle de temperatura dos ambientes, já que a luz artificial é convertida em calor.
Em geral, os projetos de arquitetura bioclimática beneficiam bastante a redução no consumo de energia porque os recursos utilizados diminuem a necessidade do uso de equipamentos como ar-condicionado, lâmpadas, aquecedor entre outros.
Ao fazer um estudo de aproveitamento dos recursos naturais, a arquitetura bioclimática está, automaticamente, sendo um elemento de sustentabilidade porque vai poupar o uso indiscriminado desses recursos.
Como se vê, a arquitetura bioclimática permite que homem e natureza convivam em harmonia, sem o uso desnecessário e irresponsável de recursos naturais que são cada vez mais preciosos. Com isso, cria-se um ambiente saudável e uma relação mais duradoura e boa para os dois lados.
Ao contrário do que se pensa, a ergonomia não se resume em simplesmente ter uma cadeira confortável para trabalhar e uma mesa ajustada para a sua altura. Na verdade,...
Desde março de 2020 a vida e o trabalho não são os mesmos. A pandemia da Covid-19 mudou tudo e, agora, vive-se um novo período com a volta gradual...
As recepções e a salas de espera de uma empresa ou clínica são sempre importantes cartões de visitas. Afinal, é o lugar em que acontece o primeiro contato dos...