Ter a natureza por perto é uma necessidade do ser humano. E dessa necessidade surgiu o termo biofilia, que na raiz significa “amor pela vida” e tem a ver com formas de promover a conexão entre ser humano e natureza. 

No setor de arquitetura, usamos o termo design biofílico para falar sobre o uso da natureza nos projetos de arquitetura corporativa. Mas é um uso muito diferente de simplesmente espalhar vasos de plantas pelos espaços. É um uso projetado para, de fato, conectar pessoas e natureza no ambiente de trabalho. 

Isso tem uma grande importância porque já é comprovado que ter ambientes corporativos conectados à natureza trazem benefícios como um ar mais puro, por causa do poder purificador das plantas; redução do estresse; ambiente de trabalho mais motivacional e criativo; colaboradores mais produtivos e até mesmo incremento em vendas e negócios, já que os clientes tendem a se sentir melhores em ambientes conectados à natureza. 

A seguir, veja algumas dicas de como trabalhar a biofilia no ambiente corporativo

Integração dos ambientes e paisagens naturais

Criar formas de conectar o ambiente interno com um ambiente externo natural é uma forma de aplicar a biofilia. Em escritórios que ficam próximos a praças, parques, praias ou outras áreas verdes e naturais, isso pode ser feito usando amplas janelas com vista. 

Mas aqueles escritórios que ficam em áreas um pouco mais áridas e urbanas, podem fazer isso criando jardins de inverno que sejam conectados aos espaços corporativos por meio de paredes de vidro. 

Promover o bem estar: áreas de descanso

Além de trabalhar e produzir, os colaboradores também precisam descansar, por isso, é cada vez mais comum que as empresas tenham áreas de descompressão, onde as pessoas podem relaxar e, depois, voltar ao trabalho com mais foco e criatividade. 

Criar espaços de descompressão baseados em conexão com a natureza ajuda ainda mais e permite que os funcionários de fato consigam ter uma pausa restauradora. Afinal, a relação entre humanos e o mundo natural tem muitos benefícios na saúde mental. 

Ambientes amistosos

Dentro da proposta do design biofílico, um ambiente amistoso é aquele que, naturalmente, colabora para tranquilizar o estado emocional das pessoas. 

Isso é feito pela conexão com a natureza. É só imaginar como você se sente quando está em um ambiente frio, onde não há plantas, janelas e nenhum tipo de conexão com mundo natural, e como você se sente em um espaço mais verde, de onde você consegue ver o céu, a luz do sol, a chuva.

Primar por esse ambiente conectado com a natureza, ou amistosos, traz imensos benefícios. 

Ventilação

Privilegiar a ventilação natural em detrimento do uso de ar-condicionado é uma forma de economizar na conta de energia, mas também de promover um ambiente mais saudável, onde as pessoas têm acesso ao “ar fresco”, que é, também, uma forma de se conectar com a natureza. 

Assim, não faz muito sentido aquelas janelas escuras e fixas, que não possibilitam nenhum contato com o ambiente externo. O melhor é usar paredes de vidro transparente, portas que se abrem para áreas verdes, claraboias entre outros recursos. 

Acústica

Além de deixar o ambiente mais bonito e saudável, o design biofílico também pode ajudar a resolver alguns problemas, como a acústica dos escritórios. Ao colocar vasos de plantas, paredes verdes ou fontes de água em alguns pontos, é possível reduzir sons que podem ser incômodos para os colaboradores, como ar-condicionado e elevadores.  Como se vê, a biofilia é uma forma de deixar o ambiente corporativo muito mais saudável e agradável, algo que todos desejam e esperam. É, também, uma forma de valorizar a nossa conexão com a natureza, algo que veio se perdendo na vida urbana mas que, cada vez mais, precisa ser resgatado no nosso dia a dia.



Você também vai gostar de:

Whatsapp
Precisa de ajuda? Atendimento por WhatsApp

Atendimento de segunda a sexta
das 9h às 18h.

Clique para iniciar o atendimento