Quando um ambiente de trabalho é pensado e inserido em um projeto, embora leve a identidade da marca, dos serviços oferecidos ou a marca pessoal do seu fundador, ele não será utilizado apenas por seu proprietário, mas por todos os integrantes da equipe.
Partindo desta premissa, o conjunto da obra deve refletir no bem-estar comum, e não apenas no de uma pessoa ou setor. Isso vale tanto para obras que começam do zero, quanto para espaços que precisam de adequações. Tudo deve ser pensado para que os colaboradores sintam-se bem e acolhidos no período em que estiverem trabalhando.
Por que contratar uma empresa de arquitetura especializada?
Ao contratar uma empresa especializada em Arquitetura Corporativa, detalhes como estes são aplicados em cada projeto e espaço, que além de já atenderem às normas técnicas e administrativas para a sua aprovação, oferecem muito mais e por um excelente custo-benefício.
Os profissionais estudam a identidade da empresa, apontam o que dá ou não para ser feito, observam o posicionamento do mobiliário, a decoração mais adequada, onde devem estar posicionados os aparelhos de ar-condicionado, as luminárias, e como aproveitar a entrada natural da luz e da ventilação, por exemplo.
Na maioria das vezes, as pessoas ficam mais no local de trabalho do que em suas próprias casas. Desta forma, oferecer um ambiente confortável, seguro e funcional refletirá em produtividade, nas relações interpessoais, na pró-atividade e também na economia, pelo fato de se utilizar equipamentos certos e que oferecem a tecnologia certa e mais adequada, como por exemplo, iluminação de Led.
Da ergonomia ao impacto visual
O profissional da arquitetura corporativa entende a empresa de forma ampla e analisa o seu perfil antes de dar início a cada projeto. Ele pensa na ergonomia ao criar espaços práticos, acessíveis e até na utilização de mesas e cadeiras com alturas reguláveis.
Sim! Cada funcionário tem a sua altura e, portando, a disposição da tela do computador e dos pés serão completamente diferentes uns dos outros.
A equipe de arquitetura também pensa, e muito, na utilização das cores certas, para que não ocorra o que chamamos de acúmulo de informações, cansaço visual e intelectual.
Espaços compartilhados e aqueles destinados ao descanso dos profissionais em determinados momentos da sua jornada de trabalho também estão em alta, assim como a sustentabilidade. As empresas se preocupam com este selo.
De espaços minimalistas a irreverentes ou acolhedores, é sempre bom entender e visualizar o que é viável em cada corporação. Não faz sentido aplicar um projeto irreverente para um escritório jurídico, por exemplo.
E sabe aquela velha frase, “você come com os olhos”? O impacto visual gera essa sensação. O seu colaborador quer estar em um ambiente bonito, acolhedor e atrativo. Como você se sente ao chegar em um espaço que te acolhe? Os profissionais nem veem a hora passar. Esta é a ideia: oferecer o melhor.
A arquitetura corporativa, portanto, só traz benefícios e otimização de recursos para a sua empresa.
Sempre que um empreendimento é instalado em determinada localidade, ele causa algum tipo de impacto, seja positivo ou negativo. Quando negativo, o impacto pode afetar desde a qualidade de...
Desde que saiu o decreto em dezembro de 2004, a NBR 9050 que trata sobre Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos e estabelece critérios e parâmetros técnicos...
A arquitetura comercial não tem a ver apenas com projetar um ambiente bonito. Ela visa principalmente contribuir para a proporcionar ambientes confortáveis, atrativos e convidativos, com o intuito de...