Uma marca é formada por um conjunto de itens. Para que ela se destaque e conquiste os clientes, precisa ter estilo e identidade, algo que a faça ser reconhecida. 

Isso não tem a ver apenas com logotipo e nome, mas com cores, cheiros, texturas, visual etc. Por isso, o branding e a identidade visual são tão importantes. E a arquitetura e o design, que fazem parte do dia a dia das marcas, precisam andar ao lado desses dois conceitos. 

Entenda o que é branding e identidade visual

O branding tem a ver com construção e gestão da marca. É um trabalho que leva em conta a essência da marca para que ela possa ser experienciada pelos clientes em todos os momentos, seja em espaços físicos ou online. 

Já a identidade visual tem a ver com as cores, a tipografia, o logotipo e todo o visual que identifica uma marca. Ela, claro, anda lado a lado com o branding e ajuda a posicionar e a diferenciar as marcas existentes. 

O novo conceito de “experiência da marca”

Tanto o branding quanto a identidade visual vão compor a experiência da marca, ou seja, a relação que os clientes terão com aquela marca. Por isso, são pontos importantes de se valorizar.

Sempre que o cliente tem contato com aquela marca, seja virtual ou presencialmente, ele precisa se conectar, ter boas sensações para que seja conquistado. 

E aí, a arquitetura e o design têm um papel super importante porque o ambiente físico é um dos pontos de contato de clientes – ou até potenciais clientes – com a marca.

No espaço físico, a pessoa pode ter uma experiência completa, pode conversar com pessoas, sentir os aromas, as texturas, tocar em produtos. E isso é muito importante para criar a tal conexão. Por isso o projeto arquitetônico deve estar alinhado com o branding e a identidade visual. 

Além disso, a arquitetura permite ampliar as experiências e as sensações. É possível criar, a partir das características da marca, espaços para experiências mais profundas e até imersivas. 

E essa arquitetura alinhada ao branding não vale apenas para lojas e varejo em geral. Escritórios corporativos também podem fazer uso desse recurso, mirando não só a experiência dos clientes, mas também dos próprios funcionários. Mobiliário, sinalização, áreas verdes, tudo isso pode fazer parte de um projeto arquitetônico alinhado ao branding. 

Cores e formas da marca

Um ponto que a arquitetura alinhada ao branding sempre vai olhar são as cores e as formas. São dois elementos que podem permear diversos espaços e reforçar a identidade da marca. 

Criar uma identificação da cultura da marca

Entender a cultura da empresa é outro ponto chave para alinhar arquitetura e branding. Uma empresa mais descolada vai aceitar um projeto mais leve e fluido. Já uma empresa mais formal, precisa que sua arquitetura reflita essa formalidade, tanto interna quanto externamente. 

Ambientação e bem estar

O bem-estar das pessoas que frequentam o espaço – sejam funcionários, clientes ou visitantes –  também passa pela arquitetura. É importante que os espaços sejam ambientados de forma a estarem alinhados ao branding, mas também à função que eles têm na empresa. 

Uma área de descanso pode seguir a linha mais formal, por exemplo, mas ainda assim ser uma área de descanso. Assim como uma sala de reunião pode seguir a linha mais descolada, mas ainda ser uma sala de reunião. 

A arquitetura e design alinhados ao branding facilitam bastante a comunicação da empresa para o mundo. E isso, nos dias atuais, é cada vez mais importante. 




Você também vai gostar de:

Whatsapp
Precisa de ajuda? Atendimento por WhatsApp

Atendimento de segunda a sexta
das 9h às 18h.

Clique para iniciar o atendimento