Instalações de prevenção de incêndios é são itens de segurança fundamentais para qualquer estabelecimento comercial. Incêndio é o tipo de problema que ninguém quer ter, porque em geral são ocorrências muito graves que podem resultar em tragédias e mortes.

Por isso é ainda mais importante ter um projeto de prevenção contra incêndio e pânico em seu estabelecimento comercial. Existe até uma lei que regulamenta isso. Como já diz o ditado, não dá pra brincar com fogo.

Certamente, a grande preocupação com relação a incêndios tem a ver com a vida humana. Mas é importante pensar que um bom projeto de prevenção vai ajudar, também, a preservar o patrimônio da sua empresa, incluindo os estoques.

A seguir, veja os principais pontos que devem estar presentes em um plano de prevenção de incêndios.

Tipos de Extintores

As normas técnicas contra incêndios classificam o fogo em diversas classes. As mais comuns são as classes A (papel, madeira, tecidos, algodão etc.); B (gasolina, querosene, óleo, parafina, tintas, graxa etc.); C (geradores, quadros de força, cabos de força, computadores, transformadores etc); D (Zinco, Titânio, Urânio, Lítio, etc).

E para cada tipo de fogo há um tipo de extintor.

  • Para as classes A ou B são usados extintores de espuma.
  • Para as classes B ou C são usados os extintores de dióxido de carbono ou químico seco.
  • Os extintores do tipo “água pressurizada” devem ser usados em fogos da Classe A, com capacidade variável (entre 10 e 18 litros).

Iluminação

Os projetos de prevenção e combate a incêndio devem contar com lâmpadas específicas, bem diferentes daquelas convencionais, usadas em casa. São lâmpadas com potência e tipo de instalação diferentes, que precisam ser resistentes às altas temperaturas e possuir uma bateria de longa duração. Isso tudo é importante porque, em caso de incêndio, essa iluminação deve funcionar para iluminar as rotas de fuga e até para ajudar a localizar pessoas.

Sinalização

Além de ter a iluminação correta e os extintores adequados, é importante ter uma boa sinalização para que as pessoas possam encontrar os extintores, alarmes e saídas de emergência. Essa sinalização precisa ser clara e eficiente para ser facilmente compreendida, além de colaborar para que as pessoas não entrem em pânico.

Estrutura (materiais, móveis, acabamentos)

Um bom plano de prevenção contra incêndios deve incluir tintas e revestimentos que ajudem a combater o fogo de maneira passiva. Isso acontece quando esses materiais possuem características que dificultam o avanço das chamas, o que facilita a fuga e o resgate das pessoas.

Saídas de emergência

Todas as saídas de emergência precisam ter as dimensões calculadas de acordo com as normas técnicas para que possam comportar a quantidade de pessoas no local. Essa é uma parte bem importante porque, no momento de um incêndio, é fundamental que as pessoas presentes no local possam sair com facilidade, sem grandes tumultos. Vale lembrar que a saída de emergência não é só a porta por onde as pessoas saem, mas todo o percurso que elas precisam fazer para chegar até a saída.

Portas corta-fogo e barras

Aquelas portas corta-fogo com barras que facilitam a abertura, muito comum em salas de cinema e teatro, são itens fundamentais de segurança contra incêndio. Por precisarem apenas de um empurrão para abrirem, elas garantem uma rota de fuga mais segura e sem aglomerações, o que pode fazer toda a diferença na hora do pânico.

Como se vê, um bom plano contra incêndios e situações de pânico é o que vai garantir maior segurança a todos que trabalham e frequentam o espaço. Por isso, é importante que você busque profissionais especializados para traçar o melhor plano e a melhor estratégia para o seu negócio.



Você também vai gostar de:

6 motivos para você regularizar seu imóvel comercial

Adequação e Regularização para Empresas

Regularizar o imóvel comercial é uma das coisas mais importantes que os proprietários de imóveis podem fazer. Essa regularização consiste em tornar legal a edificação de uso comercial de...

Whatsapp
Precisa de ajuda? Atendimento por WhatsApp

Atendimento de segunda a sexta
das 9h às 18h.

Clique para iniciar o atendimento