Fazer a regularização de edificações pode ser um processo burocrático, mas é extremamente necessário. Um imóvel irregular fica sujeito a muitos problemas, como multas e interdições, que podem gerar dores de cabeça bem maiores do que aquela que as pessoas imaginam ter com a regularização.
Na verdade, a regularização é um processo que vai levar tranquilidade para a vida do proprietário. E se você contar com a ajuda de um especialista para levantar a documentação e fazer todo o trâmite junto aos órgãos competentes, isso fica ainda melhor.
A seguir, te mostramos algumas razões pelas quais é importante aprovar o seu projeto de regularização de edificações.
1. Evita Multas
Um imóvel irregular está sempre sujeito a multas porque, afinal, é um imóvel que está fora da lei. Algumas pessoas ficam chateadas com os custos para a regularização de imóveis, porém, pode ser ainda pior se for necessário pagar uma multa. Sem contar o quanto é desagradável ser cobrado e receber um oficial de justiça na porta.
Alguns casos podem, inclusive, ir além da multa e chegar a interdições e até a necessidade de demolição. Portanto, a regularização é a garantia de muito mais tranquilidade.
2. Permite a execução de reformas e adequações
Com o imóvel regularizado, é possível fazer reformas e adequações necessárias para melhorar o local, ou mesmo disponibilizá-lo para a venda ou aluguel.
3. Garante a segurança do proprietário
Ser proprietário de um imóvel legalizado é certamente mais seguro do que ser proprietário de um imóvel irregular. Isso traz mais liberdade na hora de vender, alugar ou investir, ou seja, mais possibilidade de fazer negócio. É também a garantia de que você está dentro da lei e não será vítima de denúncias ou fiscalizações.
4. Facilita a venda, financiamento e transferência do imóvel
Um imóvel regularizado tem muito mais valor de mercado e fica mais fácil vendê-lo, transferi-lo ou mesmo fazer um financiamento.
Um imóvel irregular até pode ser vendido, mas sempre com valor abaixo do mercado, porque o comprador terá que arcar com este custo.
Com relação ao financiamento, as instituições bancárias não financiam imóveis que não tenham o habite-se, um documento que garante que o imóvel está totalmente regularizado. Portanto, não será possível vender um imóvel para quem precisa do financiamento para comprá-lo.
E tem ainda a questão da transferência quando a venda é feita. Muitas vezes, por causa de problemas na documentação e regularização, fica impossível fazê-la e isso pode comprometer a venda ou resultar em mais custos para o vendedor.
5. Permite um bom planejamento e com isso promove a redução de custos
Ao fazer a regularização de edificações fica muito mais fácil pensar nesse imóvel de forma estratégica. Por mais que essa regularização tenha custos, é possível enxergar benefícios, inclusive financeiros, de uma perspectiva mais ampla e a longo prazo.
Se em algum momento o proprietário quiser vender o imóvel, terá uma lucratividade maior caso ele já esteja regularizado porque, como já foi dito, esse é um ponto de valorização.
Além disso, caso você queira transformar um imóvel residencial em comercial, por exemplo, ele precisa estar legalizado.
É importante saber que cada imóvel tem suas particularidades, que vão desde a documentação de propriedade e certidões negativas até a sua estrutura física de compartimentação e disposição dos ambientes. Por isso é importante ter um profissional habilitado para fazer a avaliação de tudo que é necessário na hora de regularizar o seu imóvel.
Estar com o imóvel comercial regularizado é sinônimo de tranquilidade para a vida de proprietários e empresários. Por isso, cuidar desta questão é algo fundamental. Afinal, quem não quer...
Quando falamos em infraestrutura, um dos pontos de atenção mais importantes em um imóvel comercial são os dispositivos de proteção das instalações elétricas. Isso porque falar em instalações elétricas...
Todas as construções ou reformas realizadas em imóveis comerciais precisam estar de acordo com o que está determinado pelo Código de Edificações, que é uma lei municipal. Para isso,...