De 24 a 27 de setembro aconteceu o Festival Criativar – 1º Festival internacional de Criatividade, Inovação e Sociedade, e eu tive o prazer de participar como convidado no painel que abortou o tema “Negócios Criativos e Requalificação Urbana”.

Abordei a importância do Placemaking como ferramenta de planejamento, criação e gestão de espaços públicos cuja característica é ser voltado para as pessoas, visando transformar ‘espaços’ e pontos de encontro em uma comunidade estimulando maiores interações entre as pessoas entre si e entre as pessoas e a cidade, promovendo comunidades mais saudáveis e felizes.

O que é Placemaking

Placemaking trata de observar o uso dos espaços públicos, assim como perguntar e ouvir as pessoas que vivem, trabalham ou visitam um local para descobrir suas necessidades e desejos.

Essas informações são usadas para a criação de uma visão comum de lugar, que possibilita a implementação de mudanças rápidas que tragam benefícios imediatos para um espaço público e para as pessoas que o frequentam.

Placemaking e suas funções

Com suas raízes na participação comunitária, pois trata de observar o uso dos espaços públicos, assim como perguntar e ouvir as pessoas que vivem, trabalham ou visitam um local para descobrir suas necessidades e desejos, Placemaking facilita a criação de atividades e conexões (culturais, econômicas, sociais, ambientais) que definem um espaço e dão suporte para a sua evolução.

Espaços público bem sucedidos são aqueles onde as celebrações são realizadas, onde as trocas sociais e econômicas ocorrem, são pontos de encontro entre amigos Onde pessoas de diferentes idades, gêneros e culturas se encontram, e servem como um palco para a vida pública.

São atributos chaves de lugares bem sucedidos:

– ACESSOS E CONEXÕES:

Um espaço público bem sucedido é fácil de chegar e ir embora; é visível tanto de longe quanto de perto. Espaços acessíveis têm alta rotatividade de estacionamentos e contam grande oferta de transporte público.

– CONFORTO:

Um espaço confortável e bonito, que tenha um visual agradável, é a chave para o seu sucesso. Conforto inclui percepções sobre segurança e limpeza, bem como a disponibilidade de lugares para sentar. A importância de dar às pessoas a opção de sentar-se onde eles querem é geralmente subestimada.

– USOS E ATIVIDADES:

Atividades são pilares básicos de construção de um lugar. Ter algo para fazer dá às pessoas uma razão para vir a um lugar e voltar. Quando não há nada para fazer, o espaço ficará vazio e isso geralmente significa que algo está errado.

Pontos a avaliar: Atividades oferecidas. Presença de pessoas de diferentes idades. Espaço é usado durante todo dia. Presença de pessoas sozinhas e em grupos. O sucesso de um espaço depende do quão bem ele é gerenciado.

– SOCIABILIDADE:

É quando as pessoas encontram os amigos no espaço, conhecem outras pessoas e cumprimentam os seus vizinhos. Isso mostra que as pessoas se sentem confortáveis interagindo com desconhecidos. Nesses casos, elas tendem a sentir um forte senso de lugar – sentem pertencer ao espaço e ao seu entorno.



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